Amamentação - mitos e verdades

Informações e conteúdo para uma vida mais saudável

Amamentação- Mitos e verdades


Não há dúvidas sobre os benefícios do leite materno e do vínculo positivo que a amamentação traz entre mãe e filho. Mas muitas mães ainda têm dúvidas sobre o assunto – não sabem exatamente de quanto em quanto tempo o bebê deve mamar, se alguns alimentos melhoram a produção do leite.


1- Alguns alimentos estimulam a produção de leite materno. Mito.

Não existe nada provado a esse respeito. Nenhum estudo mostrou que este ou aquele alimento pode estimular a produção de leite.


2- Leite e seus derivados provocam cólicas no bebê. Nem mito nem verdade.


Não é cientificamente provado que a alimentação da mãe pode causar cólicas no bebê. Vale observar. Se ao ingerir alimentos gordurosos como leite, chocolate ou condimentados, o bebê chorar mais, é bom evitá-los.


3- A criança deve mamar a cada duas ou três horas. Mito.

Não há uma regra. Isso varia conforme o bebê. A mãe deve oferecer o leite toda vez que o bebê sentir fome. Alguns, com o passar das semanas, vão criando seu próprio horário e é comum quererem mamar a cada duas ou três horas, mas é importante que a mãe não restrinja a amamentação caso o bebê queira mamar em um intervalo maior ou menor de tempo.


4- O tipo de parto interfere na amamentação. Mito.

Tanto mulheres que fizeram cesariana quanto as que tiveram parto normal podem amamentar. O que pode influenciar, no caso de mães que estão sentindo muita dor – devido a problemas de cicatrização, por exemplo –, é que há uma demora maior na descida do leite para os seios.


5- Existe leite fraco. Mito.

Cada mãe produz o leite ideal para o seu bebê. Então, se a criança mama regularmente e está ganhando peso, a mãe pode ficar tranquila. O que acontece é uma confusão, já que o leite materno é menos encorpado e mais claro que o leite de vaca, mas isso não signifca que não tenha nutrientes.


6- Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá. Verdade.

O estímulo é fundamental para a produção de leite. Quando o bebê começa a sugar, emite uma espécie de mensagem para o cérebro da mãe, que libera os hormônios responsáveis pela produção e condução do leite.


7- O leite pode secar. Verdade.

Alguns fatores como cirurgias antes da gestação, como redução de mama, contra câncer de mama, fatores emocionais e falta de sono combinada à má hidratação e alimentação podem contribuir para a redução do leite materno.