Como aumentar as chances de engravidar
Engravidar nem sempre é fácil. Conforme o tempo passa e o casal não consegue encomendar um bebê, algumas inseguranças – e dúvidas – começam a surgir. Confira aqui algumas dicas:
1- Como saber o dia exato da ovulação?
Não tem como saber o dia exato, mas existem alguns sinais, como uma secreção tipo clara de ovo que a mulher percebe na calcinha durante o período fértil – dias em que a ovulação pode acontecer – e uma leve elevação da temperatura corporal de meio, até um grau, se comparada aos outros dias do ciclo menstrual.
2- Qual o período ideal para manter relações sexuais? Qual deve ser a frequência de relações ideal para aumentar as chances?
Todos os dias do período fértil, sem pausa. Casais que mantém uma média de 3 relações sexuais por semana durante todo o mês, têm mais chances de gravidez, pois a ovulação pode acontecer também fora do período calculado.
3- Tomar sol ajuda? Verdade ou mito?
O sol aumenta a síntese de Vitamina D, importante para a função dos ovários e, consequentemente, para o processo de ovulação.
4- Deve-se abrir mão da ingestão de álcool, da cafeína e dos cigarros?
Dos cigarros, com certeza. Sempre. Bebida alcoólica e cafeína somente durante a gestação, por não saber exatamente a quantidade de dose tóxica existente e desconhecer os efeitos destes sobre a placenta e o feto.
5- As atividades físicas ajudam?
Ajudam bastante no controle de peso e consequentemente na produção hormonal. É importante praticá-las regularmente.
6- Existem alimentos que podem aumentar as chances de gravidez? Quais seriam eles?
Folhas verdes, legumes, castanhas e óleo de oliva. São ótimos para a boa produção hormonal por conterem gorduras saudáveis.
7- A mulher deve tomar suplementos antes de engravidar?
Sim. É importante iniciar a suplementação de Ácido Fólico três meses antes de engravidar, dando continuidade até a 13ª semana de gestação.
8- Fazer sessões de acupuntura também ajuda?
Trabalhos científicos indicam que reduz a ansiedade, colaborando com a ovulação e aumento de produção dos espermatozóides nos homens.