Vantagens

Diferencias no aperfeiçoamento da medicina.

Vantagens e Aplicações:

  • Os robôs podem trabalhar através de aberturas cirúrgicas muito menores do que a mão humana necessita;
  • Os robôs não têm fadiga ou tremor, e podem manipular instrumentos cirúrgicos muito menores e mais delicados,com maior precisão para os cirurgiões;
  • Os robôs podem ser guiados por equipamentos de imagens médicas não invasivas, como tomógrafos e ultrassons, permitindo a navegação e a localização espacial em alvos cirúrgicos complexos e inacessíveis (dentro do cérebro, por exemplo), com precisão inferior a um milímetro.
  • Os robôs podem efetuar tarefas que causam riscos ao cirurgião, como pacientes infectados, colocação de implantes radioativos, etc.
  • Os robôs podem ser controlados a qualquer distância. De fato, as primeiras aplicações da robótica cirúrgica foram desenvolvidas pela NASA, com o objetivo de operar à distância um astronauta que esteja a caminho de Marte, por exemplo. O sistema funciona adequadamente para microcirurgia ocular, cirurgia da mão e neurocirurgia e tem dois telemanipuladores.

Para as pacientes, os benefícios são óbvios. Pequenas incisões significam menos dor, menos sangramento, menor trauma cirúrgico e recuperação mais rápida.