O que é endometriose e porque ela ocorre?
A definição de endometriose é muito antiga. Endometriose é o achado de tecido semelhante ao que recobre a cavidade do útero - chamado de endométrio - fora da cavidade uterina.
Em situações fisiológicas, esse é o único lugar do corpo da mulher onde o endométrio é encontrado. O endométrio pode passar da cavidade uterina para as cavidades abdominal e pélvica através de refluxo do sangue menstrual pelas trompas, o que ocorre de forma natural em nove entre dez mulheres que menstruam.
Na maioria das mulheres, esse sangue e os fragmentos de endométrio que refluíram com ele através das trompas é reabsorvido ou removido pelo corpo, ocorrendo um tipo de limpeza natural da pelve. Nas mulheres que desenvolvem endometriose esses fragmentos de endométrio permanecem na pelve, se proliferam e podem invadir outros órgãos da região como a bexiga, os intestinos, os ovários e as trompas, e quando isso acontece eles são chamados de implantes de endométrio.
Com o tempo esses implantes são reconhecidos como um corpo estranho, e o organismo da mulher numa tentativa de combatê-los e eliminá-los, produz substâncias que colaboram para a doença se tornar crônica, progredir e causar os seus sintomas.