Planejando a gravidez
1- Quais exames são necessários para avaliar possíveis obstáculos à gravidez?
O Papanicolau, ultrassom pélvico, histerosalpingografia (exames para avaliar a permeabilidade das trompas), exames de sangue e o espermograma do marido.
2- Quais vacinas as mulheres devem tomar antes de engravidar?
Antes de engravidar, as mulheres devem tomar as vacinas para influenza, rubéola, hepatites A e B, tétano, coqueluche e difteria.
3- Existe alguma dieta indicada para quem deseja engravidar?
O mais recomendado é comer alimentos ricos em ácido fólico, como folhas verdes, e antioxidantes, como tomate, brócolis e castanhas. São alimentos que contêm substâncias importantes para a boa produção hormonal e que evitam algumas má-formações fetais.
4- Os exercícios físicos ajudam?
Sim, os mais indicados são os exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas leves, natação, hidroginástica, transport, pilates e ioga.
5- É necessário suspender o uso de algum remédio?
Sim, todas as substâncias classificadas como classes B e C devem ser cortadas.
6- Qual é a melhor idade para engravidar?
Fisiologicamente, é aos 18 anos, quando há praticamente 100% de chances de tudo acontecer dentro da normalidade. Mas a realidade não é essa, então, é recomendado não passar dos 35 anos.
7- Engravidar é realmente difícil como dizem?
A chance de ter uma gravidez natural é de 20% ao mês. Ao fim de 13 meses de tentativas, 85% dos casais conseguirão engravidar. Os outros 15% precisarão de algum tipo de ajuda ou tratamento.
8- Como lidar com os testes de gravidez negativos?
Procure o seu médico de confiança e siga as orientações dele. Fazer acupuntura ao menos uma vez por semana ajuda a controlar a ansiedade.
9- É importante estar em boa forma física para engravidar?
É muito importante. O controle de peso aumenta as chances de engravidar, além de evitar doenças como hipertensão arterial da gestação e o diabetes gestacional.