Quando a decisão de ter um filho é tomada, uma consulta com o seu médico deve ser agendada e após alguns exames se inicia o período das tentativas de gravidez.
O médico irá solicitar exames para verificar se a sua saúde e a do seu companheiro estão em ordem, e assim tentar detectar alguma dificuldade ou doença que vocês possam ser portadores e não saberem.
São exames de sangue, de secreção vaginal, exames de imagem, da qualidade espermática e da permeabilidade das trompas.
Também será necessário verificar se você já é imune a doenças que pode contrair durante a gestação, prejudicando o bebê, principalmente a Rubéola, Hepatite B, Tétano, Difteria e Coqueluche. Caso você não seja imune, deverá receber as vacinas antes de engravidar.
Uma suplementação de ácido fólico durante 3 meses antes da data em que vocês suspenderão o método anticoncepcional também é necessária, a fim de se evitar má-formação do tubo neural do bebê, mais conhecida como espinha bífida.
Caso você esteja usando pílulas anticoncepcionais, interrompa seu uso seis meses antes da data em que deseja começar a tentar engravidar. Durante esse período o seu médico terá a oportunidade de solicitar os exames citados acima, presecrever as vacinas necessárias e ajudá-la a observar o seu ciclo menstrual, com o objetivo de tentar identificar o seu período fértil, durante o qual a frequência de relações sexuais deve ser diária.
Veja outras seções: Bem-estar & você, Medicina futura & robótica e Pela cura.